Dilma poderá ‘refundar’ governo com novos ministros ou propor novas eleições


​O Palácio do Planalto avalia que a hipótese de barrar o impeachment no domingo (17) é difícil e a presidente Dilma Rousseff tem sido aconselhada a duas opções: refundar o governo, com todos os ministros apresentando sua carta de demissão, ou então propor a convocação de novas eleições para presidente e vice-presidente.

Segundo o Portal Notícias ao Minuto, o jornal Folha de S. Paulo destacou que as duas propostas são defendidas internamente no governo por ministros e assessores da petista diante da avaliação de que, mesmo ganhando, as condições de governabilidade da presidente Dilma Rousseff serão muito complicadas e frágeis.

A primeira opção faria com que todos os ministros apresentassem uma carta de demissão já na segunda-feira (18). A presidente estaria então disponível para remontar o governo na busca de reconquistar credibilidade tanto junto ao mercado, empresários, trabalhadores e Congresso Nacional.

Ministros já apresentaram a proposta à presidente Dilma. A publicação refere que a petista deve apoiar a iniciativa para fazer um processo de "refundação" do seu governo, com mudanças, se possível, até na área econômica. "A presidente precisa de um choque de credibilidade se ganhar", afirmou um interlocutor da petista.

No entanto, outra corrente dentro do governo analisa que o melhor caminho seria a presidente Dilma, dentro de sua proposta de pacto, convocar eleições presidenciais. Neste caso, teria de contar com a concordância do vice-presidente Michel Temer.

Segundo assessores, o peemedebista não deve aceitar a proposta, mas se a ideia for lançada, ele pode entrar na defensiva e ser pressionado a aceitá-la por movimentos sociais e empresariais.

A opinião unânime é de que, seja qual for a saída adotada pelo governo, a presidente terá de dar papel de protagonismo ao ex-presidente Lula e implementar mudanças na atual política econômica.

Fonte: Notícias ao minuto

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s