HOJE: Parada Gay de João Pessoa terá cantora Vanessa Camargo na orla marítima


Milhares de pessoas são esperadas hoje na 11ª Parada do Orgulho e da Cidadania LGBT de João Pessoa, na orla marítima de João Pessoa. O evento começa às 10h, na Avenida Cabo Branco, onde será realizada uma caminhada pela orla da Capital, até o Busto de Tamandaré, em Tambaú, seguida de apresentações culturais. O show principal será da cantora Vanessa Camargo. Segundo o presidente do MEL e um dos organizadores da parada, Luciano Bezerra, a previsão é que o evento dure cerca de 12 horas, se estendendo até a noite. Haverá um ato contra a homofobia.

A abertura da Parada Gay será realizada com a execução do Hino Nacional pela cantora Cida Lobo. Na concentração, se apresentam o DJ Dallez, Adeildo Vieira, Cida Alves, Banda No Exit, Banda Donna’s, DJ Guiraiz, DJ Helan, DJ Shioliver, DJ Kylt e banda Abrado’s Zóio. No show de Natalie de Lima, estarão já no palco Yasmin Kaziragy, Ashyley, Tifany e a Top Drag 2012 Perla Rachelly.

Com o tema “Afirmando Direitos e Cidadania”, o evento pretende ser um espaço para discutir e celebrar adiversidade. Entidades organizadoras e que apóiam o evento acham que o momento é uma oportunidade que o segmento que reúne lésbicas, gays, bissexuais e transexuais tem para lutar pelos seus direitos.

Segundo o presidente do MEL, Luciano Bezerra, o objetivo principal do evento é fazer um convite para refletir a crescente onda de intolerância na sociedade. “A Paraíba está no topo do ranking de homicídios de homossexuais no Brasil. Só no primeiro semestre deste ano, cerca de 20 pessoas foram assassinadas na Paraíba por homofobia. Vamos destacar a importância cultural, política e social desse ato. Queremos também combater o preconceito e assegurar os nossos direitos como cidadãos”, ressaltou. “Como a maioria do público só vai para o show principal (Vanessa Camargo), estamos preparando um ato político um pouco antes da apresentação, onde abordaremos a questão da homofobia e da violência que os gays sofrem atualmente no Estado”, acrescentou.

Dados

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística, durante o último Censo (realizado em 2010) na Paraíba 888 casais se declararam como formados por pessoas do mesmo sexo, o que representa 0,02% da população paraibana. Em todo o Brasil, esse número sobre para 60.035, ou 0,03% da população. No entanto, o IBGE afirmou, através da sua assessoria de imprensa, que estes números não representam os números reais, já que os indivíduos tem a opção de se declararem ou não.

PB Agora

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s